Professor Coordenador do Ensino Médio

Professor Coordenador do Ensino Médio
Professor Coordenador do Ensino Médio

terça-feira, 18 de junho de 2013

Criatividade em foco. (Estudo Criativo, Eliel Unglaub e Delton Lehe Unglaud).

                ATITUDES PARA INOVAR A ARTE DE APRENDER.

O estudante criativo não faz tudo que pedem sem entender o porquê das coisas. Ele questiona para entender. Não confunda o questionamento é saudável quando você busca maneiras de simplificar processos, aplicar conhecimentos de uma área em outra. Assim estará sendo criativo. Para desenvolver sua criatividade ainda mais, faça perguntas que possam guiar seu pensamento para novas ideias. Não há limites para a quantidade. Veja como é simples:

      De que maneira posso aprender melhor?
      Ou mais rápido?
      Onde posso buscar mais informações?
      Ou com quem?
      O quê pode me ajudar a entender este conteúdo?
      Ou de forma mais simples?
      Posso usar cores?
      Ou músicas?
      Ou números?
      Ou objetos?

TROCANDO EM MIÚDOS.

     Você já deve ter visto reportagens ou até mesmo lido biografias de pessoas criativas como Steve Jobs, Walt Disney, Steven Spielberg, Jack Welch, Washington Olivetto, entre outros e se perguntado: será que posso ser criativo como eles? É claro que sim ! A criatividade não tem ligação com a intensidade de sua inteligência (ou QI). Ela está mais relacionada com a motivação.
      Um dos principais ingredientes para a criatividade é a imaginação. Ela permite que o ser humano possa combinar ideias e fatos conhecidos a fim de gerar novas ideias. A imaginação possibilita ao indivíduo formar ideias abstratas e está intimamente associada à capacidade de criação. Imagine a relação de uma criança ao descobrir algo novo para ela. Muitas vezes é o sabor de uam fruta ou algo doloroso como um choque após colocar os dedinhos na tomada. A reação será semelhante ao momento de criação de um indivíduo que grita Eureka.

2 comentários:

  1. Gostei,deste "Texto" me indentifiquei bastante. Não podemos confundir um Questionamento com Desrespeito, são coisas muito diferente. Se um aluno não entende ele tem todo direito de perguntar para seu professor e tirar suas duvidas e ter seu conhecimento renovado com outros pontos de vista nesta questão!

    ResponderExcluir